A Apraxia de Fala na Infância (AFI) é um tipo de transtorno motor de fala que afeta a habilidade para sequencializar os movimentos necessários para a produção dos sons da fala, ou seja, o movimento dos lábios, língua, mandíbula e palato para produzir os sons.
A criança tem ideia do que quer comunicar, mas seu cérebro falha ao planejar e programar a sequência de movimentos/gestos motores da mandíbula, dos lábios, da língua e de outros articuladores, responsáveis por produzir os sons que formam sílabas, palavras e frases.
Este complexo distúrbio do planejamento motor tem um impacto na inteligibilidade da fala dacriança, levando a erros frequentes de fala e falhas de comunicação.
Para isso, é preciso conhecer os sinais que indicam a possibilidade de uma apraxia, que podem ser percebidos nos bebês e nas crianças pequenas.
Alguns sinais podem ser percebidos, como:
O fonoaudiólogo é profissional capacitado para avaliar as habilidades da criança, como o vocabulário, estrutura das frases, capacidade de compreensão da fala, avaliação dos músculos da fala e de como produz os sons.
©Copyright 2024. Todos direitos reservados a Instituto Ser Criança